Introdução à Bioquímica
Bioquímica

1) Quais são os principais elementos químicos encontrados nos organismos vivos?
Os elementos químicos presentes em todas as moléculas dos organismos vivos são: Hidrogênio (H), Carbono (C), Nitrogênio (N) e Oxigênio (O).



2) Seres vivos são formados por substâncias orgânica e inorgânica. Através desta classificação, como podemos definir a diferença entre estas substâncias nas moléculas encontradas nos organismos vivos?
São moléculas inorgânicas a água, sais minerais, oxigênio molecular (O2) e dióxido de carbono (CO2). Estas são sempre moléculas pequenas, feitas de poucos átomos. Moléculas orgânicas, como glicose, ácidos graxos e proteínas, geralmente são maiores, feitas de muitos átomos. Elas são moléculas mais complexas em que átomos de carbono estão ligados, formando uma cadeia. A capacidade do carbono em formar cadeia é um fato químico que permite o surgimento da vida como conhecemos.

3) Quais são as mais importantes substâncias inorgânicas para os seres vivos?
As mais importantes substâncias para um ser vivo são: água, sais minerais, dióxido de carbono e óxigêncio molecular. Ainda existem muitas substâncias inorgânicas das quais uma célula precisa para continuar viva, porém em menor quantidade que estas quatro primeiras.


4) O que são sais minerais? Onde encontramos os sais minerais nos organismos?
Sais minerais são substâncias simples feitas de elementos químicos metálicos como Ferro, 
Sódio, Potássio, Cálcio e Magnésio, por exemplo, ou não metálicos como Cloro ou Fósforo. Eles podem ser encontrados de forma não solubilizada, por exemplo, o Cálcio nos ossos. Ou também solubilizadas, ou seja, na água, como por exemplo os íons de sódio e potássio dentro das células.

5) Quais são as moléculas orgânicas mais importantes para um ser vivo?
Existem muitos tipos de moléculas orgânicas que são importantes para um ser vivo. Especialmente importantes são os aminoácidos e proteínas, os carboidratos (ex.: glicose), lipídeos e ácidos nucléicos (RNA e DNA).

6) Quais são as principais funções das moléculas orgânicas para os seres vivos?
Moléculas orgânicas, como proteínas, lipídeos ou carboidratos têm diversas funções nos organismos vivos. A maior parte deles tem como função dar estrutura para estes seres (fazendo parte de materiais que delimitam ou mantém órgãos, membranas, organelas celulares, etc.), fornecer energia (metabolismo), servem como controle e informação para diversas outras funções (código genético, sinalização inter e intracelular e sistema humoral) e, por fim, função enzimática, acelerando e facilitando as reações químicas do organismo (a maior parte das enzimas são proteínas).


7) Quais são os exemplos básicos de função estrutural das moléculas orgânicas?
Moléculas orgânicas que têm função estrutural constituem parte das células como as membranas, citoesqueleto. Nos animais as moléculas orgâncas estruturais estão presentes nas paredes de órgãos e vasos sanguíneos, ossos, cartilagens. Em planta, nos vasos condutores de seiva e tecidos de sustentação.

8) Quais são os exemplos básicos de função energética das moléculas orgânicas?
Como elas são moléculas complexas, apresentando muitas ligações químicas, moléculas orgânicas acumulam muita energia. A glicose, por exemplo, é a principal fonte para a síntese de ATP (adenosina trifosfatada), uma molécula essencial para várias reações do metabolismo. O ATP também é uma molécula orgânica. Gorduras, proteínas e outros tipos de polímeros (moléculas feitas a partir de unidades menores de moléculas orgânicas simples), como o amido e o glicogênio, que são polímeros de glicose, funcionam como reserva de energia para os seres vivos.

9) Quais são os exemplos básicos de função de informação e controle de moléculas orgânicas?
Baseada na informação genética, as moléculas orgânicas controlam todo o trabalho de uma célula. Os ácidos nucléicos, DNA e RNA, são moléculas orgânicas que controlam diretamente a produção de proteínas, por sua vez, as proteínas são as responsáveis por todas as tarefas biológicas dentro das células. Nas membranas e dentro das células, algumas moléculas orgânicas atuam como receptoras e sinalizadoras. Proteínas e lipídeos têm um importante papel na comunicação entre células e tecidos, atuando como hormônios, substâncias que transmitem informação a longa distância através de todo o organismo.


10) O que são os biopolímeros?
Polímeros são macromoléculas feitas a partir da união de moléculas orgânicas menores em sequência, chamadas de monômeros. Celulose, amido e glicogênio são polímeros de glicose. 

Proteínas são polímeros de aminoácidos. Lipídeos são polímeros de ácidos graxos. Como só estão presentes em organismos vivos, estes polímeros são chamados de biopolímeros.

Comentários