Regressão de memória - hipnose 

    
      
               O processo de regressão de memória é simplesmente, o fato de relembrar o que está registrado no mais profundo do seu inconsciente, por meio de técnicas mentais utilizadas em um relaxamento profundo, que fazem reviver todas as lembranças do passado, positivas ou negativas.


          Em um estado de consciência, haveria dificuldade de lembrar, principalmente em relação aos detalhes de vivências anteriores. Normalmente, fazemos regressão até a vida intra-uterina. É possível sentir todas as sensações vividas, pois toda a nossa memória está impressa dentro do nosso Subconsciente. É como se estivéssemos no inconsciente "disco rígido" (HD), que memoriza tudo o que já acontece. Muitos problemas na vida estão ligados a traumas de infância.


           No relaxamento há condições da pessoa voltar ao seu estado consciente de maneira leve, como se fosse um desabafo, deixando para trás todo o seu passado negativo. Não fazemos milagres e não daremos conselhos. Tudo depende de cada um e do seu poder mental de varrer da mente o que o incomoda, possibilitando ver a vida com mais clareza e otimismo. Não basta apenas uma regressão para resolver todos os problemas em sua vida. São várias sessões onde cada duas horas serão trabalhados os momentos negativos do passado numa mídia de cinco anos.


          Antes, o êxito do tratamento psicoterápico com as técnicas de regressão baseia-se na indicação apropriada e imperiosa para desvendar acontecimentos passados relevantes ao contexto do tratamento, expressando emoções associadas a esses eventos de modo que a pessoa processe tais conteúdos obtidos para fazer modificações na sua vida, e para tanto, o terapeuta deve ter a competência técnica de ajudar o paciente a integrar esses conteúdos do “passado” na sabedoria da mente consciente presente.



                  Daí a necessidade de se realizar anamnese detalhada do problema, localizando-o no espaço – tempo, elementos agravantes e atenuantes, contextos, pessoas envolvidas etc, que já nessa fase já está se processando a “regressão de memória”. Enfatiza-se que a veracidade total dos dados obtidos pela regressão são discutíveis, mas, ao terapeuta não importa, nem se o paciente é fiel a crença de vidas passadas, o que é relevante que são lembranças que estão impactando a saúde mental da pessoa e deve ser tratado. Há dois tipos de regressão de idade: a relembrança quando a pessoa relembra vivamente experiências passadas como se estivesse vendo cenas passando numa tela de cinema, sendo o espectador do seu próprio filme, mas com sua idade atual.



                    Legal saber que o passado é imodificável, mas a forma de relê-lo pode mudar, pois de “lá” para cá você já cresceu mais, amadureceu mais. A relembrança pode ser utilizado em transtornos de conversão (catarse fortes, contato com emoções explosivas, como se outra personalidade se manifestasse), conduzindo-o a instantes na linha do tempo anterior ao aparecimento dos sintomas clínicos. A outra forma é a revivificação, quando a pessoa reexperimenta os estímulos (situações, fatos, envolvimentos) como se estivesse voltado no tempo e estivesse participando ativamente da regressão, neste caso, a pessoa torna-se aquela personagem das memórias evocadas, no primeiro somente assiste a personagem no filme. Vamos falar um pouco a respeito.



                      O termo correto é regressão de idade, que implica numa atividade mental de viver o passado como se fosse o presente, retomando os mesmos pensares, atitudes, sentimentos, destrezas, memórias e movimentos. Um dos usos possíveis é lidar de maneira mais sábia com aprendizagens dolorosas, intensas ou não, alterando as respectivas redes neurais.



                  Eliciar recursos que estão adormecidos na mente inconsciente que podem ser úteis no presente, como conhecimentos, vivências, lazeres, experiências de superação de dores passadas, capacidades diversas tais como promover a própria felicidade na vida e outros. Buscar recursos que eram utilizados antes do momentos traumático ou da aprendizagem dolorosa produzida, isto é, como era minha vida antes do problema? Com a regressão de idade, pode-se acessar pseudo-memórias que podem ser entendidas como sabedorias que não foram experienciadas pela pessoa mas, aceita como sendo suas.


                         Concluindo não se promove técnica regressiva com fins religiosos, metafísicos, ou curiosos do tipo “o que será que fui numa encarnação passada”, mas sim estritamente com fns terapêuticos, tais como: Descobrir acontecimentos passados relevantes e expressar emoções associadas a esses eventos, para processá-las e promover modificações justas e saudáveis; Trazer à tona talentos e habilidades já experienciados, mas que não estão sendo usados no presente; Desenvolver consciência mais plena da própria existência com mais detalhes e determinar o que pode melhorar; Diagnósticos de síndrome de estresse pós-traumático, com cuidado de não retraumatizar o paciente; Quero enfatizar que a regressão de idade é UMA dentre centenas de atividades hipnóticas e que a hipnose como a busca de sabedoria para lidar com a vida, não se resume numa técnica ou outra. O objetivo primordial é resgatar recursos adormecidos, construir luz na alma. Muitas vezes o passado continua atuando sobre o presente produzindo sofrimento e dificuldades.



        Através da Regressão de Memórias, temos a oportunidade de estar em contato direto com essas situações do passado que não ficaram bem resolvidas e solucionadas, e que de alguma forma, inconscientemente, está afetando negativamente o momento atual da sua vida. Essas situações podem estar ligadas a momentos da vida atual (na infância principalmente, mas também na adolescência), no período de gestação (intra-uterina) e no nascimento. A regressão de memória é uma técnica terapêutica muito eficaz, que faz uso de diversos recursos de indução para conduzir o paciente a estados profundos de autoconsciência. A maioria dos problemas psicológicos e psicossomáticos tem suas origens no passado e poder descobri-las produz um alívio duradouro, além de despertar a sabedoria interior – que é capaz de orientá-lo na tomada de decisões e até mesmo na resolução de suas questões, possibilitando desbloqueios e harmonia emocional, trazendo a cura para a vida atual.


Tudo isso acontece através de um trabalho de autoconhecimento em que procuramos as origens do sofrimento e as questões da vida presente no passado. A pessoa expande sua consciência e tem a possibilidade de encontrar dentro de si mesma as respostas para as questões de sua vida. As nossas lembranças são guardadas no subconsciente, o plano mais criativo da nossa mente, de onde trazemos recursos psíquicos e intelectuais muito úteis para o nosso dia a dia.


               Casos em que a terapia de Regressão de Memórias é indicada e pode ajudar: - Problemas de relacionamento em geral (família, casais, filhos, etc.) - Medos e Fobias em geral - Dificuldades profissionais - Depressão - Situações e problemas sem explicação - Síndrome do Pânico - Vícios - Traumas - Obesidade O autoconhecimento nos permite ser mais assertivos e darmos um melhor rumo para nossas vidas, com mais confiança, respeito e sensibilidade.

Comentários